mindfulness o que e - Assertiva Mindfulness Botucatu
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o que é?

É um estado de presença atenta, aberta e curiosa

Uma capacidade inata do ser humano, que pode ser expandida.

O treinamento em mindfulness consiste em continuamente trazer a atenção ao momento presente, intencionalmente, com curiosidade e aceitação: reconhecendo a realidade como ela é, sem reagir prontamente aos fenômenos internos ou externos.

Baseia-se em três principais pilares: intenção, por ser um ato de vontade; atenção, que constitui o coração da prática; e atitude, com base na compaixão por si e pelos outros. Utiliza técnicas de meditação e técnicas informais, para serem aplicadas em situações do cotidiano.

Oriundo da tradição budista, o treinamento moderno em mindfulness foi sistematizado em 1979 pelo microbiólogo norte-americano Jon Kabat-Zinn em um programa secular, não religioso, chamado Mindfulness-Based Stress Reduction (Redução do Estresse com Base em Mindfulness, ou MBSR), no Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts (EUA), com uma apresentação totalmente adequada ao dia a dia ocidental.

Desde então, centros de pesquisa em todo o mundo vêm encontrando evidências de que a prática de mindfulness traz resultados em áreas como concentração, saúde, criatividade, inteligência emocional e performance no trabalho.

Hoje, diversos setores sociais em dezenas de países adotaram o treinamento em mindfulness para melhorar a qualidade de vida e o desempenho. Pratica-se em escolas e universidades, empresas e organizações, entre policiais e militares, nas prisões, nos esportes de alto rendimento, no atendimento à saúde e em diversos grupos e ambientes.

E não apenas o MBSR – há diversos programas diferentes para finalidades e públicos específicos, além de cursos fundamentais abertos ao público em geral.

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Saiba mais neste documentário da BBC sobre o trabalho de Jon Kabat-Zinn em Massachusetts.
Como o âncora da ABC News ultracético Dan Harris partiu de uma crise de pânico ao vivo para uma investigação que o levou a mindfulness.
Palestra de Andy Puddicombe, criador do aplicativo Headspace, sobre mindfulness (com legendas em português).

“É um grande instrumento de percepção das condições emocionais e uma grande possibilidade de desligarmos o furacão de emoções e nos ligarmos às sensações da nossa vida.”
Alessandro da Silva, músico

“O curso ampliou demais a minha autopercepção e a percepção da minha conexão com o outro e o universo. Sinto-me mais consciente e integrada.”
Edilaine C. S. Gherardi Donato, enfermeira

“Mais atenção e mais amor na minha família, mais atenção e mais respeito no meu trabalho.”

Philippe Pierre Ventoze, bancário

“Relembrei como ‘eu’ sou.”
Herbert Zamith Junqueira Junior

“Realmente não consigo pensar no que poderia ser melhor. Muito obrigado!”
André Simas, chefe de cozinha

“Tudo estava ótimo!”
André Sobral, advogado

“Gostei dos momentos de reflexão. As práticas informais. As histórias e os exemplos. O mindful eating! Adorei também as práticas de respiração, que foram ficando mais profundas.”
Mariana Xavier, coord. Programa Social

“O que mais gostei foi a qualidade da presença do professor e a profundidade das práticas em grupo.”
Corina Erismann, psicóloga e instrutora de mindfulness

“Resultado totalmente positivo, na família, na profissão, na vida.”
Ana Paula Dornellas Feltrim, fisioterapeuta

“Gostei de tudo! Do curso todo, das técnicas, da simplicidade da instrutora, da forma como passou as técnicas com objetividade, do local do curso.
Érika Itajubá, psicóloga

“Faz muito bem descobrir a própria respiração.”
Manoela Vianna, jornalista

“O curso trouxe atenção para problemas e áreas da minha vida que estavam funcionando em piloto automático.”

Luiz Roberto Hummel Júnior, engenheiro

“Aprendi, principalmente, a deixar as coisas (acontecimentos, sentimentos, ideias) fluírem.”
Solange Nagela Pereira Bezerra, estudante

“Logo após a realização das práticas, fico mais fortalecida para resolver os problemas.”
Leda Yumi Hori, farmacêutica

“As práticas ajudam no processo de tranquilizar o modo acelerado em que vivemos, contribuindo para enxergarmos com mais clareza nossos padrões de comportamento.”
Ana Paula Ueti, administradora

“A forma como era conduzida a aula me deixava muito à vontade.”
William de Almeida, administrador

“Gostei da simplicidade, tranquilidade e conseguir ver que eu possuo as ferramentas dentro de mim e que posso manejá-las de modo diferente.”
Sylvia Amelia H. M. O. Bragança

“Estou vivendo melhor e podendo observar melhor as coisas ao meu redor. Poder sentir e aproveitar a vida como ela é.”
Vitor dos Santos

“Gostei da clareza e da calma interior que a prática me deu. Uma oportunidade de me conectar com minha verdade, minha razão de existir.”
Taissa Kovesi, jornalista

“Para trazer uma maior qualidade de presença nos ambientes onde transita.”
Luiz Cláudio Campolina, professor

“Traz calma, melhora a concentração, e seu dia passa a ser bem melhor.”
Thereza Giuliano, aposentada

“Gostei muito de ter conhecido aspectos profundos, tanto conceitualmente quanto experiencialmente, relacionados à consciência plena.”
Mariana Fernandes, psicóloga

“Estou sendo grata à vida por cada detalhe no meu dia. Tenho visto a beleza em lugares nunca vistos, tenho sido mais paciente.”
Fernanda Avante de Almeida Prado Germano, esteticista

“A prática me trouxe mais consciência das minhas atitudes e perceber que quando escolho ter um tempo para mim, faço o bem para mim, eu posso beneficiar todos a minha volta.”
Juliana de Oliveira Bernardo

“Foi muito importante para mim. Me ajudou a ser alguém melhor e mais sorridente, mais aberta para o outro D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E.”
Carolina Freitas Vasconcelos, nutricionista

“Quando estou em alguma situação mais conflitante, consigo raciocinar e achar soluções com mais clareza e calma.”
Fabiana Tobias, administradora

“Gostei do que aprendi, de como coisas simples e antes não notadas podem fazer transformações em nossas vidas.”
João Vicente de Abreu Franco, aposentado

“Gostei de conhecer novas ferramentas. É um curso muito útil para aplicar na vida profissional. Conhecia meditação, mas o mindfulness tem me permitido melhorar mais a concentração.”
João Martins, avaliador

“Gostei de aprender como a meditação está presente em coisas sutis do cotidiano.”
Aline Apelbaum, analista judiciário

“Foi um despertar consciente para a vida. Um crescimento e um amadurecimento difíceis de serem traduzidos em palavras.”
Isabella Castejón, advogada

“Consegui a disciplina para me aprofundar na meditação. E perceber as sutilezas dentro do mindfulness e como me aprofundar ainda mais.”
Vinicius de Melo Tega, educador físico

“Aprendi a colocar mais e mais as práticas de mindfulness em minha vida cotidiana. Aprendi o valor da equanimidade!”
Cátia Schreiner, professora

“Gostei da estrutura do curso, com 8 semanas, alternando aulas e prática; do conteúdo, trazendo práticas formais e informais; do espaço escolhido; do equilíbrio entre tempo e conteúdo; do preço, que foi bastante justo.”
Antônio Luiz de Paula e Silva, facilitador

“Gostei da diversidade de técnicas e práticas que vivenciamos ao longo de 8 semanas; aumento da percepção e presença em cada ação.”
Daniela Pavan, administradora

“Sinto-me muito mais amorosa, compassiva e atenta no relacionamento comigo e com os outros.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Um curso prático, com técnicas aplicáveis no dia a dia.”

Camila Machado Barella, nutricionista

“Vão te dar ferramentas para você observar sua respiração e, com isso, você sai de um turbilhão de pensamentos e fica focado, adquirindo percepção de si, te trazendo equilíbrio e um conhecimento mais profundo, com atenção plena.”
Elionai da Silva, educadora Waldorf

“Diria que conhecer e praticar mindfulness proporciona o que todos os seres humanos precisam para uma vivência plena no mundo: estar presente no agora.”
Estefânia Monteiro, designer estratégico

“Como instrutor em formação, também aprendi muito ao estar em contato com outro instrutor mais experiente.”
Emmanuel dos Santos Ponte, assessor de comunicação e instrutor de mindfulness

“Aprendizado com linguagem prática, com técnicas que são simples e com alta sensibilidade para se descobrir mais.”
Gino Cesar Bernardino, cozinheiro

“É uma oportunidade em que a vida te presenteia, através de pessoas lindas e especiais, e eu aceitei o presente, reconheci seu valor e o acolho no meu.”
Maria Cristina de Araújo Navarro, analista de sistemas

“Possibilitou um despertar de consciência.”
Marcos Paulo Grande, bancário

“Gostei do acolhimento dos professores do curso; conhecimento (teórico e técnico) dos professores, ênfase no vivencial.”
Renata Stein Bisson, psicóloga

“Está me ajudando a ter mais consciência do meu estado em cada momento da minha vida. Estou mais feliz!”

Renata Andréa Caresi

“Hoje eu busco me perceber mais em todas as atividades que faço – perceber também aquilo que está a minha a volta e as pessoas.”
Rodolpho Ubirajara, engenheiro ambiental

“Conectar com a sua respiração, com as emoções, perceber os seus padrões e hábitos vai fazer uma grande diferença na sua vida.”
Teresa Teófilo, professora

“Gostei de estar com pessoas diferentes, me fazendo entender situações profissionais e familiares, resgatando respeito, atenção e paciência comigo e com o outro.”
Geronildes Santos, cabeleireira

“Diria para um amigo que ele faça o curso se estiver aberto(a) a olhar sua vida por uma ótica de leveza, de reencontro.”

Christianne Matias Busso, engenheira

“Mais consciência, mais atenção, mais alegria, sentimento de pertencimento.”
Solange M. C. Peixoto

“A percepção interior e exterior, que possibilitou maior desenvoltura e consciência no ambiente profissional.”
Lúcia Ferreira, tabeliã de notas

“Trouxe-me mais tranquilidade. Consigo pensar que, se houver treinamento, terei um futuro melhor.”
Reinaldo Garrido Russo, músico

“Um novo e benéfico hábito, o de meditar. Novos conhecimentos e conceitos que vou levar comigo para sempre, além de novos conhecimentos sobre eu mesmo.”
Rafael dos Santos

“Foi importante fortalecer a prática pessoal e dar mais qualidade.”
Rita Chirata, desenhista/cadista

“Aprendi várias outras novas formas de meditar.”
Gislaine Maria da Silva, editora

“Para se permitir, primeiramente, dar um tempo para se conhecer e perceber, conectando-se consigo e com os seus propósitos.”
Alessandra Martins, relações públicas

“É difícil colocar em palavras o que realmente aconteceu comigo.”
Catia, aposentada

“Eu aprendi que quanto mais busco o autoconhecimento através do mindfulness, menos eu sabia e muito mais eu quero saber.”
Henrique Anselmo Ribeiro, engenheiro eletricista

“Tenho estado mais tranquilo, centrado e menos ansioso.”

Marcos D’Avino Mitidieri, advogado

“Minha mente está mais alerta, me possibilitando prestar mais atenção em minhas ações, me permitindo cometer menos erros. Sou mais consciente de tudo que faço hoje.”
Vanessa Amadeu de Vicentes

“A desconexão com os equipamentos e a conexão com meu interior. Observei que o resultado maior foi adquirir confiança no tempo do silêncio que é necessário para mim, seja onde eu estiver.”

Silvia Sasaoka, gestora cultural

“Sou muito grata à oportunidade de aproximar os projetos profissionais e pessoais na vida. Sinto-me feliz e rodeada de gente querida.”
Cecília Villares, terapeuta ocupacional

“Recomendo, só vivenciando para saber como é. A resposta é individual e, se pudesse, faria tudo novamente”
Graziela de Almeida, estudante

“Sentir e vivenciar a compaixão comigo e com todos os seres é uma sensação única, indescritível.”
Angela Maria Alves Bonini, administradora

“Todos merecemos dar espaço para o nosso ar fluir e perceber o que somos, entre uma expiração e uma inspiração.”
Daniele Nascimento, auxiliar de administração

“Gostei de descobrir que a prática de meditação é mais simples do que eu imaginava. Mais calma, foco e atenção. Experiencia necessária e gratificante.”
Jiddu Santos Caniello, tecnólogo