Mindfulness significado e tradução

Mindfulness significado e tradução

Mindfulness significado e tradução

Mindfulness significado e tradução – Meditação mindfulness ou atenção plena, como é comumente traduzida, é uma abordagem de integração entre corpo e mente que, se praticada regularmente, pode ajudar a desenvolver tranquilidade, concentração, regulação emocional, e otimizar relacionamentos interpessoais, relacionamentos afetivos, profissionais, bem como qualquer outra experiência humana.

A base da prática é cultivar atenção e consciência em cada momento, reconhecendo pensamentos, sentimentos e sensações corporais com uma atitude de abertura e curiosidade.

A prática regular expande a capacidade inata de estarmos conscientes no momento presente, ajudando a lidar com experiências difíceis e criando espaço para decisões mais conscientes e compassivas.

Meditação mindfulness significado

Jon Kabat-Zinn, criador do modelo MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), define mindfulness como uma prática de prestar atenção no momento presente, intencionalmente e sem julgamentos. É uma maneira de estar profundamente sintonizado consigo mesmo, com o meio ambiente e com aqueles que nos cercam, cultivando um estado mental focado e consciente.

Para tanto, os programas de mindfulness (como o MBSR) ensinam técnicas de meditação, a principal delas usando a própria respiração como a base para o treino da atenção.

Como praticar meditação mindfulness?

A prática formal de mindfulness consiste em intencionalmente parar, sair do piloto automático, e reservar um tempo para estar ciente da sua experiência no momento presente, sem julgamentos ou autocrítica.

Geralmente, os praticantes se sentam em uma postura confortável e digna, prestando atenção à própria respiração; ao notar que a mente se distraiu ou divagou, eles gentilmente retornam a atenção para o corpo respirando.

Treinando a atenção dessa forma, pouco a pouco nos tornamos mais conscientes do que estamos sentindo e experimentando momento a momento, sem ter de comentar ou analisar as experiências.

Assim, treina-se uma atitude de gentileza consigo mesmo, sem se reprimir por ter tido pensamentos ou dificuldade de concentração.

Reconhecemos que nossa mente está habituada a se distrair, que isso é completamente normal, e aqui escolhemos outra forma de usar a mente.

Quem pode praticar?

Qualquer pessoa pode praticar a atenção plena, independentemente de idade, habilidade física, religião ou crenças. Não é necessário ter nenhuma aptidão específica ou conhecimento prévio de meditação.

Todas as pessoas já possuem a capacidade de estar no momento presente; trata-se de aprender a cultivá-la, com práticas simples, que podem melhorar a qualidade de vida como um todo e ajudar no processo de desenvolvimento pessoal.