para estudar e praticar

Você não precisa esperar nem mais um minuto
para iniciar o aprendizado em mindfulness

Disponibilizamos recursos para começar essa jornada imediatamente.

E, se você já fez um de nossos cursos, sabe muito bem que mindfulness não se esgota em 8 semanas: é um caminho de vida.
Temos indicações de sites, livros, vídeos e áudios para aprofundar seu conhecimento e sua experiência.

Precisando de ajuda, é só falar.
contato@assertivamindfulness.com.br

Aplicativo

Se você estiver sem tempo ou disposição para fazer um curso presencial, o Headspace, idealizado por Andy Puddicombe, é uma ótima maneira de começar a prática de mindfulness.

Áudios de meditações guiadas

Meditação Sentado – a principal técnica de atenção consciente ao momento presente, utilizando a respiração como suporte. Aqui, disponibilizamos uma versão curta, para iniciantes. Basta sentar-se e seguir as orientações do áudio.

Sorriso Interior – uma técnica de escaneamento corporal para autocompaixão, proveniente da tradição chinesa. Texto adaptado a partir da versão do Dr. R. Bolstad.

Centros de formação profissional no Brasil

praticar mindfulnessQuer se tornar um instrutor de mindfulness? Não precisa viajar para o exterior, há excelentes cursos profissionalizantes no Brasil.

Livros recomendados

respirandoUma pequena amostra das possibilidades de estudo – alguns traduzidos, outros apenas em inglês.

  • 10% mais feliz, de Dan Harris
  • A revolução do altruísmo, de Matthieu Ricard
  • As folhas caem suavemente, de Susan Bauer-Wu
  • Como domar um elefante – 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida, de Jan Chozen Bays
  • Everyday blessings – The inner world of mindful parenting, de Myla e Jon Kabat-Zinn
  • Felicidade, a prática do bem-estar, de Matthieu Ricard
  • Foco, de Daniel Goleman
  • Full catastrophe living – Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness, de Jon Kabat-Zinn
  • Meditação andando – Guia para a paz interior, de Thich Nhat Hanh
  • Mindful birthing – Training the mind, body, and heart for childbirth and beyond, de Nancy Bardacke
  • Mindful eating, de Jan Chozen Bays
  • Mindfulness – Como encontrar a paz em um mundo frenético, de Mark Williams e Danny Penman
  • Mindfulness – Curiosidade e aceitação, de Marcelo Demarzo e Javier García Campayo
  • O cérebro de Buda – Neurociência prática para a felicidade, de Rick Hanson
  • O estilo emocional do cérebro, de Richard Davidson
  • Path of freedom, a mindfulness-based emotional intelligence workbook for prisioners, de Kate Crisp e Fleet Maull
  • Paz a cada passo, de Thich Nhat Hanh
  • Relaxamento tibetano – Kum Nye, massagem e movimento, de Tarthang Tulku
  • Respirando, o modo natural de meditar, de Tarchin Hearn
  • Savor: mindful eating, mindful life, de Thich Nhat Hahn
  • Search inside yourself, de Chade-Meng Tan
  • The five keys to mindful communication, de Susan Gillis Chapman
  • Treine a mente, mude o cérebro, de Sharon Begley
  • Viver agora, de Sarah Silverton
  • Wherever you go there you are, de Jon Kabat-Zinn

Pesquisa científica

Programas com base em mindfulness

Redes de profissionais

Duas redes brasileiras que reúnem instrutores de mindfulness para promover o ensino baseado em boas práticas.

Revista

A Mindful é uma revista especializada em mindfulness. É possível assinar a versão eletrônica em inglês.

VÍDEOS

Alguns vídeos inspiradores de pessoas incríveis!

Andrew Solomon – Ame, apesar de tudo

Martin Boroson – Meditação em um instante

Home Nguyen – The power of mindfulness

Jeremy Hunter - How to change your future

Matthieu Ricard – Como ter o altruísmo como guia

Thich Nhat Hahn – Mindfulness as a foundation for health

“Foi um despertar consciente para a vida. Um crescimento e um amadurecimento difíceis de serem traduzidos em palavras.”
Isabella Castejón, advogada

“Logo após a realização das práticas, fico mais fortalecida para resolver os problemas.”
Leda Yumi Hori, farmacêutica

“Aprendi a colocar mais e mais as práticas de mindfulness em minha vida cotidiana. Aprendi o valor da equanimidade!”
Cátia Schreiner, professora

“Gostei muito do espaço e da didática dos professores, e o conteúdo desenvolvido também foi muito bom.”
Flávio Zamboni

“Gostei de conhecer novas ferramentas. É um curso muito útil para aplicar na vida profissional. Conhecia meditação, mas o mindfulness tem me permitido melhorar mais a concentração.”
João Martins, avaliador

“Consegui a disciplina para me aprofundar na meditação. E perceber as sutilezas dentro do mindfulness e como me aprofundar ainda mais.”
Vinicius de Melo Tega, educador físico

“Mais consciência, mais atenção, mais alegria, sentimento de pertencimento.”
Solange M. C. Peixoto

“Gostei muito de ter conhecido aspectos profundos, tanto conceitualmente quanto experiencialmente, relacionados à consciência plena.”
Mariana Fernandes, psicóloga

“Gostei da clareza e da calma interior que a prática me deu. Uma oportunidade de me conectar com minha verdade, minha razão de existir.”
Taissa Kovesi, jornalista

“Tudo estava ótimo!”
André Sobral, advogado

“Diria para um amigo que ele faça o curso se estiver aberto(a) a olhar sua vida por uma ótica de leveza, de reencontro.”

Christianne Matias Busso, engenheira

“Resultado totalmente positivo, na família, na profissão, na vida.”
Ana Paula Dornellas Feltrim, fisioterapeuta

“Gostei do que aprendi, de como coisas simples e antes não notadas podem fazer transformações em nossas vidas.”
João Vicente de Abreu Franco, aposentado

“Gostei de aprender como a meditação está presente em coisas sutis do cotidiano.”
Aline Apelbaum, analista judiciário

“Desapego, mais tranquilidade e menos cobrança.”
Rita de Cassia, cirurgiã dentista

“A forma como era conduzida a aula me deixava muito à vontade.”
William de Almeida, administrador

“Trouxe-me mais tranquilidade. Consigo pensar que, se houver treinamento, terei um futuro melhor.”
Reinaldo Garrido Russo, músico

“O que mais gostei foi a qualidade da presença do professor e a profundidade das práticas em grupo.”
Corina Erismann, psicóloga e instrutora de mindfulness

“Para se permitir, primeiramente, dar um tempo para se conhecer e perceber, conectando-se consigo e com os seus propósitos.”
Alessandra Martins, relações públicas

“Sinto-me muito mais amorosa, compassiva e atenta no relacionamento comigo e com os outros.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Sentir e vivenciar a compaixão comigo e com todos os seres é uma sensação única, indescritível.”
Angela Maria Alves Bonini, administradora

“Diria que conhecer e praticar mindfulness proporciona o que todos os seres humanos precisam para uma vivência plena no mundo: estar presente no agora.”
Estefânia Monteiro, designer estratégico

“Eu aprendi que quanto mais busco o autoconhecimento através do mindfulness, menos eu sabia e muito mais eu quero saber.”
Henrique Anselmo Ribeiro, engenheiro eletricista

“Gostei do acolhimento dos professores do curso; conhecimento (teórico e técnico) dos professores, ênfase no vivencial.”
Renata Stein Bisson, psicóloga

“Gostei muito, não consigo identificar nada que possa ser melhorado!”
Mariane Ceron, psicóloga

“O curso ampliou demais a minha autopercepção e a percepção da minha conexão com o outro e o universo. Sinto-me mais consciente e integrada.”
Edilaine C. S. Gherardi Donato, enfermeira

“As práticas ajudam no processo de tranquilizar o modo acelerado em que vivemos, contribuindo para enxergarmos com mais clareza nossos padrões de comportamento.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Estou sendo grata à vida por cada detalhe no meu dia. Tenho visto a beleza em lugares nunca vistos, tenho sido mais paciente.”
Fernanda Avante de Almeida Prado Germano, esteticista

“Sou muito grata à oportunidade de aproximar os projetos profissionais e pessoais na vida. Sinto-me feliz e rodeada de gente querida.”
Cecília Villares, terapeuta ocupacional

“Faz muito bem descobrir a própria respiração.”
Manoela Vianna, jornalista

“Aprendi, principalmente, a deixar as coisas (acontecimentos, sentimentos, ideias) fluírem.”
Solange Nagela Pereira Bezerra, estudante

“Gostei dos momentos de reflexão. As práticas informais. As histórias e os exemplos. O mindful eating! Adorei também as práticas de respiração, que foram ficando mais profundas.”
Mariana Xavier, coord. Programa Social

“É difícil colocar em palavras o que realmente aconteceu comigo.”
Catia, aposentada

“Gostei da diversidade de técnicas e práticas que vivenciamos ao longo de 8 semanas; aumento da percepção e presença em cada ação.”
Daniela Pavan, administradora

“Gostei de descobrir que a prática de meditação é mais simples do que eu imaginava. Mais calma, foco e atenção. Experiencia necessária e gratificante.”
Jiddu Santos Caniello, tecnólogo

“O curso foi surpreendente por ter conseguido inserir esta maravilhosa prática no meu dia a dia.”
Valmir Maurici Júnior, juiz de Direito

“A desconexão com os equipamentos e a conexão com meu interior. Observei que o resultado maior foi adquirir confiança no tempo do silêncio que é necessário para mim, seja onde eu estiver.”

Silvia Sasaoka, gestora cultural