Praticar mindfulness e estudar - Assertiva Mindfulness
O treinamento em mindfulness consiste em continuamente trazer a atenção ao momento presente, intencionalmente, com curiosidade e aceitação: reconhecendo a realidade como ela é, sem reagir prontamente aos fenômenos internos ou externos. Baseia-se em três principais pilares: intenção, por ser um ato de vontade; atenção, que constitui o coração da prática; e atitude, com base na compaixão por si e pelos outros. Utiliza técnicas de meditação e técnicas informais, para serem aplicadas em situações do cotidiano.
Meditação, Atenção Plena, Curso, Meditação, Brasil, Português, Mindfulness, Meditar, Compaixão, Consciência
16045
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16045,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-3,qode-theme-ver-8.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive
 

para estudar e praticar

Você não precisa esperar nem mais um minuto
para iniciar o aprendizado em mindfulness

Disponibilizamos recursos para começar essa jornada imediatamente.

E, se você já fez um de nossos cursos, sabe muito bem que mindfulness não se esgota em 8 semanas: é um caminho de vida.
Temos indicações de sites, livros, vídeos e áudios para aprofundar seu conhecimento e sua experiência.

Precisando de ajuda, é só falar.
contato@assertivamindfulness.com.br

Aplicativo

Se você estiver sem tempo ou disposição para fazer um curso presencial, o Headspace, idealizado por Andy Puddicombe, é uma ótima maneira de começar a prática de mindfulness.

Áudios de meditações guiadas

Meditação Sentado – a principal técnica de atenção consciente ao momento presente, utilizando a respiração como suporte. Aqui, disponibilizamos uma versão curta, para iniciantes. Basta sentar-se e seguir as orientações do áudio.

Sorriso Interior – uma técnica de escaneamento corporal para autocompaixão, proveniente da tradição chinesa. Texto adaptado a partir da versão do Dr. R. Bolstad.

Centros de formação profissional no Brasil

praticar mindfulnessQuer se tornar um instrutor de mindfulness? Não precisa viajar para o exterior, há excelentes cursos profissionalizantes no Brasil.

Livros recomendados

respirandoUma pequena amostra das possibilidades de estudo – alguns traduzidos, outros apenas em inglês.

  • 10% mais feliz, de Dan Harris
  • A revolução do altruísmo, de Matthieu Ricard
  • As folhas caem suavemente, de Susan Bauer-Wu
  • Como domar um elefante – 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida, de Jan Chozen Bays
  • Everyday blessings – The inner world of mindful parenting, de Myla e Jon Kabat-Zinn
  • Felicidade, a prática do bem-estar, de Matthieu Ricard
  • Foco, de Daniel Goleman
  • Full catastrophe living – Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness, de Jon Kabat-Zinn
  • Meditação andando – Guia para a paz interior, de Thich Nhat Hanh
  • Mindful birthing – Training the mind, body, and heart for childbirth and beyond, de Nancy Bardacke
  • Mindful eating, de Jan Chozen Bays
  • Mindfulness – Como encontrar a paz em um mundo frenético, de Mark Williams e Danny Penman
  • Mindfulness – Curiosidade e aceitação, de Marcelo Demarzo e Javier García Campayo
  • O cérebro de Buda – Neurociência prática para a felicidade, de Rick Hanson
  • O estilo emocional do cérebro, de Richard Davidson
  • Path of freedom, a mindfulness-based emotional intelligence workbook for prisioners, de Kate Crisp e Fleet Maull
  • Paz a cada passo, de Thich Nhat Hanh
  • Relaxamento tibetano – Kum Nye, massagem e movimento, de Tarthang Tulku
  • Respirando, o modo natural de meditar, de Tarchin Hearn
  • Savor: mindful eating, mindful life, de Thich Nhat Hahn
  • Search inside yourself, de Chade-Meng Tan
  • The five keys to mindful communication, de Susan Gillis Chapman
  • Treine a mente, mude o cérebro, de Sharon Begley
  • Viver agora, de Sarah Silverton
  • Wherever you go there you are, de Jon Kabat-Zinn

Pesquisa científica

Programas com base em mindfulness

Redes de profissionais

Duas redes brasileiras que reúnem instrutores de mindfulness para promover o ensino baseado em boas práticas.

Revista

A Mindful é uma revista especializada em mindfulness. É possível assinar a versão eletrônica em inglês.

VÍDEOS

Alguns vídeos inspiradores de pessoas incríveis!

Andrew Solomon – Ame, apesar de tudo

Martin Boroson – Meditação em um instante

Home Nguyen – The power of mindfulness

Jeremy Hunter - How to change your future

Matthieu Ricard – Como ter o altruísmo como guia

Thich Nhat Hahn – Mindfulness as a foundation for health

“Gostei de tudo! Do curso todo, das técnicas, da simplicidade da instrutora, da forma como passou as técnicas com objetividade, do local do curso.
Érika Itajubá, psicóloga

“Diria para um amigo que ele faça o curso se estiver aberto(a) a olhar sua vida por uma ótica de leveza, de reencontro.”

Christianne Matias Busso, engenheira

“Um curso prático, com técnicas aplicáveis no dia a dia.”

Camila Machado Barella, nutricionista

“Gostei de aprender como a meditação está presente em coisas sutis do cotidiano.”
Aline Apelbaum, analista judiciário

“Gostei do que aprendi, de como coisas simples e antes não notadas podem fazer transformações em nossas vidas.”
João Vicente de Abreu Franco, aposentado

“Diria que conhecer e praticar mindfulness proporciona o que todos os seres humanos precisam para uma vivência plena no mundo: estar presente no agora.”
Estefânia Monteiro, designer estratégico

“Gostei de estar com pessoas diferentes, me fazendo entender situações profissionais e familiares, resgatando respeito, atenção e paciência comigo e com o outro.”
Geronildes Santos, cabeleireira

“Realmente não consigo pensar no que poderia ser melhor. Muito obrigado!”
André Simas, chefe de cozinha

“É difícil colocar em palavras o que realmente aconteceu comigo.”
Catia, aposentada

“Todos merecemos dar espaço para o nosso ar fluir e perceber o que somos, entre uma expiração e uma inspiração.”
Daniele Nascimento, auxiliar de administração

“Minha mente está mais alerta, me possibilitando prestar mais atenção em minhas ações, me permitindo cometer menos erros. Sou mais consciente de tudo que faço hoje.”
Vanessa Amadeu de Vicentes

“Gostei da clareza e da calma interior que a prática me deu. Uma oportunidade de me conectar com minha verdade, minha razão de existir.”
Taissa Kovesi, jornalista

“Aprendi várias outras novas formas de meditar.”
Gislaine Maria da Silva, editora

“A forma como era conduzida a aula me deixava muito à vontade.”
William de Almeida, administrador

“Traz calma, melhora a concentração, e seu dia passa a ser bem melhor.”
Thereza Giuliano, aposentada

“Foi muito importante para mim. Me ajudou a ser alguém melhor e mais sorridente, mais aberta para o outro D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E.”
Carolina Freitas Vasconcelos, nutricionista

“Sinto-me muito mais amorosa, compassiva e atenta no relacionamento comigo e com os outros.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Faz muito bem descobrir a própria respiração.”
Manoela Vianna, jornalista

“Trouxe-me mais tranquilidade. Consigo pensar que, se houver treinamento, terei um futuro melhor.”
Reinaldo Garrido Russo, músico

“Logo após a realização das práticas, fico mais fortalecida para resolver os problemas.”
Leda Yumi Hori, farmacêutica

“Gostei de descobrir que a prática de meditação é mais simples do que eu imaginava. Mais calma, foco e atenção. Experiencia necessária e gratificante.”
Jiddu Santos Caniello, tecnólogo

“A desconexão com os equipamentos e a conexão com meu interior. Observei que o resultado maior foi adquirir confiança no tempo do silêncio que é necessário para mim, seja onde eu estiver.”

Silvia Sasaoka, gestora cultural

“Como instrutor em formação, também aprendi muito ao estar em contato com outro instrutor mais experiente.”
Emmanuel dos Santos Ponte, assessor de comunicação e instrutor de mindfulness

“Eu aprendi que quanto mais busco o autoconhecimento através do mindfulness, menos eu sabia e muito mais eu quero saber.”
Henrique Anselmo Ribeiro, engenheiro eletricista

“Sentir e vivenciar a compaixão comigo e com todos os seres é uma sensação única, indescritível.”
Angela Maria Alves Bonini, administradora

“Aprendi a colocar mais e mais as práticas de mindfulness em minha vida cotidiana. Aprendi o valor da equanimidade!”
Cátia Schreiner, professora

“É uma oportunidade em que a vida te presenteia, através de pessoas lindas e especiais, e eu aceitei o presente, reconheci seu valor e o acolho no meu.”
Maria Cristina de Araújo Navarro, analista de sistemas

“Gostei da simplicidade, tranquilidade e conseguir ver que eu possuo as ferramentas dentro de mim e que posso manejá-las de modo diferente.”
Sylvia Amelia H. M. O. Bragança

“Foi um despertar consciente para a vida. Um crescimento e um amadurecimento difíceis de serem traduzidos em palavras.”
Isabella Castejón, advogada

“Está me ajudando a ter mais consciência do meu estado em cada momento da minha vida. Estou mais feliz!”

Renata Andréa Caresi

“Vão te dar ferramentas para você observar sua respiração e, com isso, você sai de um turbilhão de pensamentos e fica focado, adquirindo percepção de si, te trazendo equilíbrio e um conhecimento mais profundo, com atenção plena.”
Elionai da Silva, educadora Waldorf

“As práticas ajudam no processo de tranquilizar o modo acelerado em que vivemos, contribuindo para enxergarmos com mais clareza nossos padrões de comportamento.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Consegui a disciplina para me aprofundar na meditação. E perceber as sutilezas dentro do mindfulness e como me aprofundar ainda mais.”
Vinicius de Melo Tega, educador físico

“A percepção interior e exterior, que possibilitou maior desenvoltura e consciência no ambiente profissional.”
Lúcia Ferreira, tabeliã de notas

“Mais consciência, mais atenção, mais alegria, sentimento de pertencimento.”
Solange M. C. Peixoto

“A prática me trouxe mais consciência das minhas atitudes e perceber que quando escolho ter um tempo para mim, faço o bem para mim, eu posso beneficiar todos a minha volta.”
Juliana de Oliveira Bernardo

“Relembrei como ‘eu’ sou.”
Herbert Zamith Junqueira Junior

“Gostei da estrutura do curso, com 8 semanas, alternando aulas e prática; do conteúdo, trazendo práticas formais e informais; do espaço escolhido; do equilíbrio entre tempo e conteúdo; do preço, que foi bastante justo.”
Antônio Luiz de Paula e Silva, facilitador

“Recomendo, só vivenciando para saber como é. A resposta é individual e, se pudesse, faria tudo novamente”
Graziela de Almeida, estudante

“Gostei de conhecer novas ferramentas. É um curso muito útil para aplicar na vida profissional. Conhecia meditação, mas o mindfulness tem me permitido melhorar mais a concentração.”
João Martins, avaliador

“Gostei muito de ter conhecido aspectos profundos, tanto conceitualmente quanto experiencialmente, relacionados à consciência plena.”
Mariana Fernandes, psicóloga

“Gostei dos momentos de reflexão. As práticas informais. As histórias e os exemplos. O mindful eating! Adorei também as práticas de respiração, que foram ficando mais profundas.”
Mariana Xavier, coord. Programa Social

“Possibilitou um despertar de consciência.”
Marcos Paulo Grande, bancário

“Estou sendo grata à vida por cada detalhe no meu dia. Tenho visto a beleza em lugares nunca vistos, tenho sido mais paciente.”
Fernanda Avante de Almeida Prado Germano, esteticista

“Conectar com a sua respiração, com as emoções, perceber os seus padrões e hábitos vai fazer uma grande diferença na sua vida.”
Teresa Teófilo, professora

“Resultado totalmente positivo, na família, na profissão, na vida.”
Ana Paula Dornellas Feltrim, fisioterapeuta

“É um grande instrumento de percepção das condições emocionais e uma grande possibilidade de desligarmos o furacão de emoções e nos ligarmos às sensações da nossa vida.”
Alessandro da Silva, músico

“Hoje eu busco me perceber mais em todas as atividades que faço – perceber também aquilo que está a minha a volta e as pessoas.”
Rodolpho Ubirajara, engenheiro ambiental

“Sou muito grata à oportunidade de aproximar os projetos profissionais e pessoais na vida. Sinto-me feliz e rodeada de gente querida.”
Cecília Villares, terapeuta ocupacional

“Quando estou em alguma situação mais conflitante, consigo raciocinar e achar soluções com mais clareza e calma.”
Fabiana Tobias, administradora

“Foi importante fortalecer a prática pessoal e dar mais qualidade.”
Rita Chirata, desenhista/cadista

“O curso ampliou demais a minha autopercepção e a percepção da minha conexão com o outro e o universo. Sinto-me mais consciente e integrada.”
Edilaine C. S. Gherardi Donato, enfermeira

“Um novo e benéfico hábito, o de meditar. Novos conhecimentos e conceitos que vou levar comigo para sempre, além de novos conhecimentos sobre eu mesmo.”
Rafael dos Santos

“O que mais gostei foi a qualidade da presença do professor e a profundidade das práticas em grupo.”
Corina Erismann, psicóloga e instrutora de mindfulness

“Para se permitir, primeiramente, dar um tempo para se conhecer e perceber, conectando-se consigo e com os seus propósitos.”
Alessandra Martins, relações públicas

“Tenho estado mais tranquilo, centrado e menos ansioso.”

Marcos D’Avino Mitidieri, advogado

“Tudo estava ótimo!”
André Sobral, advogado

“Gostei da diversidade de técnicas e práticas que vivenciamos ao longo de 8 semanas; aumento da percepção e presença em cada ação.”
Daniela Pavan, administradora

“Aprendizado com linguagem prática, com técnicas que são simples e com alta sensibilidade para se descobrir mais.”
Gino Cesar Bernardino, cozinheiro

“Estou vivendo melhor e podendo observar melhor as coisas ao meu redor. Poder sentir e aproveitar a vida como ela é.”
Vitor dos Santos

“Para trazer uma maior qualidade de presença nos ambientes onde transita.”
Luiz Cláudio Campolina, professor

“Mais atenção e mais amor na minha família, mais atenção e mais respeito no meu trabalho.”

Philippe Pierre Ventoze, bancário

“Aprendi, principalmente, a deixar as coisas (acontecimentos, sentimentos, ideias) fluírem.”
Solange Nagela Pereira Bezerra, estudante

“O curso trouxe atenção para problemas e áreas da minha vida que estavam funcionando em piloto automático.”

Luiz Roberto Hummel Júnior, engenheiro

“Gostei do acolhimento dos professores do curso; conhecimento (teórico e técnico) dos professores, ênfase no vivencial.”
Renata Stein Bisson, psicóloga