rede AbraMind e os Instrutores de Mindfulness da Assertiva
O treinamento em mindfulness consiste em continuamente trazer a atenção ao momento presente, intencionalmente, com curiosidade e aceitação: reconhecendo a realidade como ela é, sem reagir prontamente aos fenômenos internos ou externos. Baseia-se em três principais pilares: intenção, por ser um ato de vontade; atenção, que constitui o coração da prática; e atitude, com base na compaixão por si e pelos outros. Utiliza técnicas de meditação e técnicas informais, para serem aplicadas em situações do cotidiano.
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rede AbraMind

NOSSOS INSTRUTORES SÃO MEMBROS DA REDE ABRAMIND – REDE ABERTA DE MINDFULNESS E CUMPREM TODAS AS SUAS RECOMENDAÇÕES EM RELAÇÃO A BOAS PRÁTICAS DE ENSINO.

Sentimos enorme gratidão por contar com a rede AbraMind para troca de experiências e prática entre instrutores e professores de todo o país, contribuindo para que a colaboração seja a força motriz do movimento de mindfulness brasileiro.

Conheça a missão, a visão, os valores e as diretrizes da AbraMind.

Missão: Somos uma rede de instrutores de mindfulness que tem por missão semear a prática, a aprendizagem e o conhecimento de mindfulness para o bem-estar e a paz.

Visão: Mindfulness presente na sociedade de forma simples, inclusiva e natural.

Valores: Colaboração, Horizontalidade, Compaixão, Diversidade e Simplicidade.

Diretrizes de Boas Práticas para Instrutores de Mindfulness

A conclusão de um curso de formação constitui apenas o passo inicial na formação de um instrutor de mindfulness. Uma vez membro da AbraMind, o instrutor deverá assumir um compromisso com seu próprio desenvolvimento por meio de estudo, prática, ensino e compartilhamento de experiências, comprometendo-se com todas as recomendações contidas nas Diretrizes de Boas Práticas de Ensino de Mindfulness, descritas a seguir.

 

  1. Manter uma prática pessoal de mindfulness, por meio de prática regular diária, formal e informal.
  1. Participar anualmente de ao menos um retiro de meditação mindfulness ou vipassana. O retiro deve ser residencial, com duração de 5 a 10 dias, feito em silêncio, com a orientação de um professor, conforme as diretrizes da Escola Médica da Universidade de Massachusetts (UMASS).
  1. Engajar-se em processos de compartilhamento de experiências entre praticantes e instrutores de mindfulness, aprendendo colaborativamente.
  1. Obter supervisão regular com um instrutor ou professor de mindfulness mais experiente, recebendo feedback sobre sua prática pessoal e profissional, seja por meio de encontros pessoais ou a distância, seja por meio de participação do supervisor nos encontros conduzidos pelo instrutor, seja por meio de cofacilitação com feedback recíproco.
  1. Participar de processos de formação profissional contínua, por meio de autoavaliação e participação em cursos e treinamentos avançados e em eventos e fóruns de atualização científica.
  1. Utilizar os conhecimentos e técnicas recebidos em sua formação como instrutor de mindfulness para o autoaperfeiçoamento e para ajudar todas as outras pessoas a alcançar as mais altas intenções delas mesmas, sem preconceitos, preferências, julgamentos ou parcialidade.
  1. Utilizar os conhecimentos e técnicas recebidos em sua formação como instrutor de mindfulness apenas quando estiver de acordo com seu nível pessoal de perícia e suas credenciais profissionais e/ou educacionais, compreendendo que a formação como instrutor de mindfulness não substitui a educação formal das ciências comportamentais ou a competência de outras formações profissionais.

Além de comprometer-se com as Diretrizes de Boas Práticas de Ensino de Mindfulness, a AbraMind recomenda que seus membros compreendam e zelem pelas instruções do trecho reproduzido a seguir das Boas Práticas para Professores de Mindfulness do Center for Mindfulness/Oasis Institute.


Boas Práticas para Professores de Mindfulness (Center for Mindfulness/Oasis Institute)

A formação de professores para entregar o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) é um empreendimento complexo. Isso se dá, em parte, porque MBSR abrange uma confluência de epistemologias e práticas de duas linhagens muito distintas e, até recentemente, divergentes, ambas comprometidas com a investigação empírica, ainda que utilizando metodologias muito diferentes: a da ciência, medicina e psicologia, de um lado, e a de tradições meditativas budistas e seus ensinamentos e práticas, conhecidas coletivamente como o Dharma, de outro lado. Uma razão por que MBSR provou ser viável no ambiente clínico é o fato de que o Dharma é, em essência, universal. Mindfulness, muitas vezes conhecido como “o coração da meditação budista”, atua principalmente no treinamento e no refinamento sistemáticos da atenção e da consciência, da compaixão e da sabedoria, e é uma manifestação de sua aplicabilidade universal. No presente contexto, para reconhecer o caráter universal do dharma, nós usamos o termo com “d” minúsculo.

Porque pessoas com origens muito diferentes estão interessadas em se tornar professores MBSR, os programas de formação de instrutores MBSR necessariamente incluem uma gama de características diferentes para expor potenciais formandos a um espectro de experiências, perspectivas e práticas com as quais eles podem ter limitada familiaridade e, em seguida, consolidar o seu desenvolvimento e construir competência crescente ao longo do tempo.

Alguns princípios são importantes para o ensino eficaz do currículo de mindfulness e para aderir aos seus padrões profissionais de prática.

Uma lista não exclusiva de elementos essenciais para os professores de mindfulness incluiria:

  1. Professores de mindfulness precisam ter um profundo aterramento nas práticas meditativas e ser estudantes comprometidos do dharma, como é expresso tanto dentro das tradições de meditação budista quanto em contextos mais mainstream e universais. Isso não tem nada a ver com ser ou não ser um budista.
  1. Mindfulness é um veículo para corporificar e transmitir o dharma em um idioma totalmente secular e universal. É uma recontextualização do dharma, não uma descontextualização dele.
  1. Instrutores de mindfulness precisam ter sua própria prática pessoal de meditação e participar de retiros no espírito de “educação continuada” e de aprofundamento contínuo de sua prática e compreensão.
  1. Instrutores de mindfulness seguem o princípio de que nunca solicitamos aos participantes do programa mais do que nós mesmos fazemos diariamente, em termos de práticas de mindfulness formais e informais. O ensino de mindfulness nunca é uma questão de apenas ensinar ou operacionalizar técnicas. Mindfulness é uma maneira de estar em um relacionamento mais sensato com a própria experiência, não um estado mental particular a ser perseguido e atingido. Assim, a dimensionalidade não instrumental do trabalho e da prática de mindfulness é a fundação do ensino e da prática efetivos.
  1. O ensino de mindfulness é uma oportunidade para um modo de vida correto. Assim, é importante desenvolver uma estrutura de preços justa e não exploratória para ambos: mindfulness e a formação de professores de mindfulness.

“As práticas ajudam no processo de tranquilizar o modo acelerado em que vivemos, contribuindo para enxergarmos com mais clareza nossos padrões de comportamento.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Gostei da diversidade de técnicas e práticas que vivenciamos ao longo de 8 semanas; aumento da percepção e presença em cada ação.”
Daniela Pavan, administradora

“A percepção interior e exterior, que possibilitou maior desenvoltura e consciência no ambiente profissional.”
Lúcia Ferreira, tabeliã de notas

“Aprendi, principalmente, a deixar as coisas (acontecimentos, sentimentos, ideias) fluírem.”
Solange Nagela Pereira Bezerra, estudante

“Estou sendo grata à vida por cada detalhe no meu dia. Tenho visto a beleza em lugares nunca vistos, tenho sido mais paciente.”
Fernanda Avante de Almeida Prado Germano, esteticista

“Possibilitou um despertar de consciência.”
Marcos Paulo Grande, bancário

“Gostei do acolhimento dos professores do curso; conhecimento (teórico e técnico) dos professores, ênfase no vivencial.”
Renata Stein Bisson, psicóloga

“Gostei da clareza e da calma interior que a prática me deu. Uma oportunidade de me conectar com minha verdade, minha razão de existir.”
Taissa Kovesi, jornalista

“Gostei muito de ter conhecido aspectos profundos, tanto conceitualmente quanto experiencialmente, relacionados à consciência plena.”
Mariana Fernandes, psicóloga

“Aprendizado com linguagem prática, com técnicas que são simples e com alta sensibilidade para se descobrir mais.”
Gino Cesar Bernardino, cozinheiro

“Sou muito grata à oportunidade de aproximar os projetos profissionais e pessoais na vida. Sinto-me feliz e rodeada de gente querida.”
Cecília Villares, terapeuta ocupacional

“Recomendo, só vivenciando para saber como é. A resposta é individual e, se pudesse, faria tudo novamente”
Graziela de Almeida, estudante

“É difícil colocar em palavras o que realmente aconteceu comigo.”
Catia, aposentada

“Sentir e vivenciar a compaixão comigo e com todos os seres é uma sensação única, indescritível.”
Angela Maria Alves Bonini, administradora

“Foi importante fortalecer a prática pessoal e dar mais qualidade.”
Rita Chirata, desenhista/cadista

“Trouxe-me mais tranquilidade. Consigo pensar que, se houver treinamento, terei um futuro melhor.”
Reinaldo Garrido Russo, músico

“Resultado totalmente positivo, na família, na profissão, na vida.”
Ana Paula Dornellas Feltrim, fisioterapeuta

“Quando estou em alguma situação mais conflitante, consigo raciocinar e achar soluções com mais clareza e calma.”
Fabiana Tobias, administradora

“O curso trouxe atenção para problemas e áreas da minha vida que estavam funcionando em piloto automático.”

Luiz Roberto Hummel Júnior, engenheiro

“Está me ajudando a ter mais consciência do meu estado em cada momento da minha vida. Estou mais feliz!”

Renata Andréa Caresi

“Relembrei como ‘eu’ sou.”
Herbert Zamith Junqueira Junior

“Como instrutor em formação, também aprendi muito ao estar em contato com outro instrutor mais experiente.”
Emmanuel dos Santos Ponte, assessor de comunicação e instrutor de mindfulness

“Um novo e benéfico hábito, o de meditar. Novos conhecimentos e conceitos que vou levar comigo para sempre, além de novos conhecimentos sobre eu mesmo.”
Rafael dos Santos

“Gostei do que aprendi, de como coisas simples e antes não notadas podem fazer transformações em nossas vidas.”
João Vicente de Abreu Franco, aposentado

“Gostei de tudo! Do curso todo, das técnicas, da simplicidade da instrutora, da forma como passou as técnicas com objetividade, do local do curso.
Érika Itajubá, psicóloga

“O que mais gostei foi a qualidade da presença do professor e a profundidade das práticas em grupo.”
Corina Erismann, psicóloga e instrutora de mindfulness

“Para se permitir, primeiramente, dar um tempo para se conhecer e perceber, conectando-se consigo e com os seus propósitos.”
Alessandra Martins, relações públicas

“É um grande instrumento de percepção das condições emocionais e uma grande possibilidade de desligarmos o furacão de emoções e nos ligarmos às sensações da nossa vida.”
Alessandro da Silva, músico

“Tenho estado mais tranquilo, centrado e menos ansioso.”

Marcos D’Avino Mitidieri, advogado

“A forma como era conduzida a aula me deixava muito à vontade.”
William de Almeida, administrador

“Aprendi várias outras novas formas de meditar.”
Gislaine Maria da Silva, editora

“Para trazer uma maior qualidade de presença nos ambientes onde transita.”
Luiz Cláudio Campolina, professor

“Mais consciência, mais atenção, mais alegria, sentimento de pertencimento.”
Solange M. C. Peixoto

“Faz muito bem descobrir a própria respiração.”
Manoela Vianna, jornalista

“Estou vivendo melhor e podendo observar melhor as coisas ao meu redor. Poder sentir e aproveitar a vida como ela é.”
Vitor dos Santos

“Gostei de conhecer novas ferramentas. É um curso muito útil para aplicar na vida profissional. Conhecia meditação, mas o mindfulness tem me permitido melhorar mais a concentração.”
João Martins, avaliador

“Gostei da estrutura do curso, com 8 semanas, alternando aulas e prática; do conteúdo, trazendo práticas formais e informais; do espaço escolhido; do equilíbrio entre tempo e conteúdo; do preço, que foi bastante justo.”
Antônio Luiz de Paula e Silva, facilitador

“Gostei de aprender como a meditação está presente em coisas sutis do cotidiano.”
Aline Apelbaum, analista judiciário

“Diria para um amigo que ele faça o curso se estiver aberto(a) a olhar sua vida por uma ótica de leveza, de reencontro.”

Christianne Matias Busso, engenheira

“Consegui a disciplina para me aprofundar na meditação. E perceber as sutilezas dentro do mindfulness e como me aprofundar ainda mais.”
Vinicius de Melo Tega, educador físico

“Hoje eu busco me perceber mais em todas as atividades que faço – perceber também aquilo que está a minha a volta e as pessoas.”
Rodolpho Ubirajara, engenheiro ambiental

“Gostei da simplicidade, tranquilidade e conseguir ver que eu possuo as ferramentas dentro de mim e que posso manejá-las de modo diferente.”
Sylvia Amelia H. M. O. Bragança

“A prática me trouxe mais consciência das minhas atitudes e perceber que quando escolho ter um tempo para mim, faço o bem para mim, eu posso beneficiar todos a minha volta.”
Juliana de Oliveira Bernardo

“Logo após a realização das práticas, fico mais fortalecida para resolver os problemas.”
Leda Yumi Hori, farmacêutica

“Conectar com a sua respiração, com as emoções, perceber os seus padrões e hábitos vai fazer uma grande diferença na sua vida.”
Teresa Teófilo, professora

“É uma oportunidade em que a vida te presenteia, através de pessoas lindas e especiais, e eu aceitei o presente, reconheci seu valor e o acolho no meu.”
Maria Cristina de Araújo Navarro, analista de sistemas

“Realmente não consigo pensar no que poderia ser melhor. Muito obrigado!”
André Simas, chefe de cozinha

“Foi muito importante para mim. Me ajudou a ser alguém melhor e mais sorridente, mais aberta para o outro D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E.”
Carolina Freitas Vasconcelos, nutricionista

“Eu aprendi que quanto mais busco o autoconhecimento através do mindfulness, menos eu sabia e muito mais eu quero saber.”
Henrique Anselmo Ribeiro, engenheiro eletricista

“Um curso prático, com técnicas aplicáveis no dia a dia.”

Camila Machado Barella, nutricionista

“Todos merecemos dar espaço para o nosso ar fluir e perceber o que somos, entre uma expiração e uma inspiração.”
Daniele Nascimento, auxiliar de administração

“Mais atenção e mais amor na minha família, mais atenção e mais respeito no meu trabalho.”

Philippe Pierre Ventoze, bancário

“Diria que conhecer e praticar mindfulness proporciona o que todos os seres humanos precisam para uma vivência plena no mundo: estar presente no agora.”
Estefânia Monteiro, designer estratégico

“Traz calma, melhora a concentração, e seu dia passa a ser bem melhor.”
Thereza Giuliano, aposentada

“Minha mente está mais alerta, me possibilitando prestar mais atenção em minhas ações, me permitindo cometer menos erros. Sou mais consciente de tudo que faço hoje.”
Vanessa Amadeu de Vicentes

“Sinto-me muito mais amorosa, compassiva e atenta no relacionamento comigo e com os outros.”
Ana Paula Ueti, administradora

“Gostei de estar com pessoas diferentes, me fazendo entender situações profissionais e familiares, resgatando respeito, atenção e paciência comigo e com o outro.”
Geronildes Santos, cabeleireira

“Vão te dar ferramentas para você observar sua respiração e, com isso, você sai de um turbilhão de pensamentos e fica focado, adquirindo percepção de si, te trazendo equilíbrio e um conhecimento mais profundo, com atenção plena.”
Elionai da Silva, educadora Waldorf

“Tudo estava ótimo!”
André Sobral, advogado

“A desconexão com os equipamentos e a conexão com meu interior. Observei que o resultado maior foi adquirir confiança no tempo do silêncio que é necessário para mim, seja onde eu estiver.”

Silvia Sasaoka, gestora cultural

“Aprendi a colocar mais e mais as práticas de mindfulness em minha vida cotidiana. Aprendi o valor da equanimidade!”
Cátia Schreiner, professora

“Gostei dos momentos de reflexão. As práticas informais. As histórias e os exemplos. O mindful eating! Adorei também as práticas de respiração, que foram ficando mais profundas.”
Mariana Xavier, coord. Programa Social

“Gostei de descobrir que a prática de meditação é mais simples do que eu imaginava. Mais calma, foco e atenção. Experiencia necessária e gratificante.”
Jiddu Santos Caniello, tecnólogo

“O curso ampliou demais a minha autopercepção e a percepção da minha conexão com o outro e o universo. Sinto-me mais consciente e integrada.”
Edilaine C. S. Gherardi Donato, enfermeira

“Foi um despertar consciente para a vida. Um crescimento e um amadurecimento difíceis de serem traduzidos em palavras.”
Isabella Castejón, advogada